SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JANEIRO DE 2016 ANO NOVO, REGRAS NOVAS, FIQUEM ATENTOS!

O ano de 2016 começa com novidades para os concurseiros.
NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: Já está em vigor no novo CPC, Lei 13.105 de 16 de março de 2015.
Depois de 1 ano de sua publicação no Diário Oficial da União, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2016.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: Em uso de 2009, o novo acordo ortográfico, ratificado pelo Brasil em 2008, as novas regras de ortografia passou a ser de uso obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2016, não podendo coexistir. Sendo assim, não será mais possível o uso combinado da regra antiga com a atual.
ONDE OCORRERAM AS MUDANÇAS:
Alfabeto: O alfabeto oficial passa a ter 26 letras, acrescentando o K, W e o Y.
Trema: Os dois acentos usados na vogal U deixa de existir, não havendo alterações na pronúncia de palavras como linguiça, cinquenta, quinquênio, entre outras.
Acento Diferencial: De acordo com as novas regras, não há mais acento em pará (do verbo parar) e para (preposição), por exemplo, sendo que os acentos de pôr (verbo), por (preposição), pode (presente do indicativo do verbo poder) e pôde (pretérito do indicativo do verbo poder) tiveram os acentos diferenciais mantidos.
Acento Circunflexo: Perdem os acentos palavras terminadas em “êem”, como as formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo.
Acento Agudo: Perdem os acentos dos ditongos abertos terminados em “ei” e “oi” (antes “éi” e “ói”) como em colmeia e jiboia.
Hífen: O hífen desaparece em dois casos: quando a segunda parte da palavra começa com S ou R (contra-regra passa a ser contrarregra, com exceção de super-resistente), e quando a primeira parte da palavra terminar em vogal e a segunda parte começam com vogal (outo-estrada passa a ser autoestrada, sendo que o hífen permanece quando a primeira e a segunda vogal forem idênticas).
Para quem tiver dúvidas, consultem o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).
NOVO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: É a lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Entra em vigor em 1º de fevereiro e traz novos benefícios paras as pessoas portadoras de necessidades especiais.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: