SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JANEIRO DE 2016 ANO NOVO, REGRAS NOVAS, FIQUEM ATENTOS!

O ano de 2016 começa com novidades para os concurseiros.
NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: Já está em vigor no novo CPC, Lei 13.105 de 16 de março de 2015.
Depois de 1 ano de sua publicação no Diário Oficial da União, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2016.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: Em uso de 2009, o novo acordo ortográfico, ratificado pelo Brasil em 2008, as novas regras de ortografia passou a ser de uso obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2016, não podendo coexistir. Sendo assim, não será mais possível o uso combinado da regra antiga com a atual.
ONDE OCORRERAM AS MUDANÇAS:
Alfabeto: O alfabeto oficial passa a ter 26 letras, acrescentando o K, W e o Y.
Trema: Os dois acentos usados na vogal U deixa de existir, não havendo alterações na pronúncia de palavras como linguiça, cinquenta, quinquênio, entre outras.
Acento Diferencial: De acordo com as novas regras, não há mais acento em pará (do verbo parar) e para (preposição), por exemplo, sendo que os acentos de pôr (verbo), por (preposição), pode (presente do indicativo do verbo poder) e pôde (pretérito do indicativo do verbo poder) tiveram os acentos diferenciais mantidos.
Acento Circunflexo: Perdem os acentos palavras terminadas em “êem”, como as formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo.
Acento Agudo: Perdem os acentos dos ditongos abertos terminados em “ei” e “oi” (antes “éi” e “ói”) como em colmeia e jiboia.
Hífen: O hífen desaparece em dois casos: quando a segunda parte da palavra começa com S ou R (contra-regra passa a ser contrarregra, com exceção de super-resistente), e quando a primeira parte da palavra terminar em vogal e a segunda parte começam com vogal (outo-estrada passa a ser autoestrada, sendo que o hífen permanece quando a primeira e a segunda vogal forem idênticas).
Para quem tiver dúvidas, consultem o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).
NOVO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: É a lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Entra em vigor em 1º de fevereiro e traz novos benefícios paras as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: