90% dos diretores de RH do país já erraram na contratação, diz pesquisa

Para executivos, escolha ruim aumenta números de demissões.
Erro pode trazer perda na produtividade e de moral.

 Do G1, em São Paulo
Pesquisa da Robert Half mostrou que 90% dos diretores de RH do Brasil já erraram na hora de contratar, recrutando colaboradores que não atenderam suas expectativas. Na média mundial, 75% dos gestores também confirmaram que já se equivocaram.

O estudo aponta ainda os três principais impactos de uma seleção equivocada: perda de produtividade (segundo 51% dos entrevistados), perda de moral (28%) e prejuízo financeiro (17%).

Além disso, 43% dos executivos brasileiros questionados creditam até 5% do turnover da empresa a um erro de contratação e outros 30% acreditam que, em decorrência dessa má escolha, a taxa de rotatividade fica entre 6% e 10%.

A pesquisa, realizada em novembro de 2014, considerou a opinião de 1.675 executivos de 12 países, sendo 100 brasileiros.

Por outro lado, os profissionais também podem agir para tentar melhorar esse índice. A estratpégia pode ser separada durante os primeiros meses.

No primeiro mês, ele pode conhecer a estrutura da nova empresa, seus reports, pares e sua equipe, além de entender o histórico das principais ações sob sua responsabilidade, os objetivos gerais para o ano e os específicos para o departamento no qual atua. Enturmar-se com os novos colegas também é importante.

No segundo mês, o profissional pode começar a trabalhar em projetos de curto prazo. É importante ter pequenas vitórias logo no início e, para isso, a dica é fazer o que for mais fácil primeiro. Nessa fase, aconselha-se que o colaborador tenha cuidado para não se comprometer em excesso, pois quem não consegue entregar o que promete, acumula pontos negativos.

Já no terceiro mês é o momento de se consolidar e trilhar o próprio caminho. Sem descuidar do relacionamento interpessoal, o colaborador deve deixar claro seu estilo de trabalho. É hora de fincar bandeira na posição que ocupa, confirmando ao empregador que a contratação foi mais que acertada.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: