Sete milhões de brasileiros se deslocam entre cidades, diz IBGE

IBGE divulgou o estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas.
População sofre com a situação do transporte para fazer esse deslocamento.

O IBGE divulgou, nessa quarta-feira (25), o estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas. Ele mostra como os brasileiros se deslocavam de uma cidade para outra em 2010.

Mais da metade da população brasileira (55,9%) morava, em 2010, em municípios que formavam os arranjos populacionais, que são os agrupamentos de uma ou mais cidades. Ao todo, havia 938 municípios, formando 294 arranjos.

Mais de sete milhões de brasileiros se deslocavam entre essas cidades para trabalhar ou estudar. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Brasília, Fortaleza e Salvador são as cidades com as maiores concentrações urbanas e, por causa disso, com os maiores deslocamentos dos moradores.

Segundo a pesquisa, a região Sudeste tem o maior número de passageiros (72%) que se deslocam de uma cidade para outra para ir para o trabalho ou para a escola.

Em São Paulo, 1.752.655 moradores se deslocam entre as cidades. As maiores ligações são entre Guarulhos e a capital e Osasco e a capital. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 1.073.831 moradores. Os deslocamentos acontecem mais entre Niterói e São Gonçalo e Duque de Caxias e a capital.

Do Jornal Hoje

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: